sexta-feira, 16 de julho de 2010

IV Estágio de Orquestra de Sopros da Ourearte


Teve lugar na passada sexta-feira, pelas 21h30m, na Praça Mouzinho de Albuquerque, em Ourém, o Concerto de Encerramento do IV Estágio de Sopros da Ourearte.

Numa noite agradável, centenas de pessoas, que praticamente encheram a Praça, puderam deliciar-se com o magnífico concerto proporcionada pela Orquestra, sob a direcção do maestro convidado João Paulo Fernandes, que escolheu para o Estágio um programa que mereceu rasgados aplausos do público e "obrigou" a vários encores.

Apesar da sua juventude, o maestro João Paulo Fernandes conta já com uma vasta experiência de direcção, que podemos considerar multifacetada, pois vai das tradicionais Bandas Filármónicas até a consagradas Orquestras Clássicas.

O estágio contou com alunos da Escola de Música da Ourearte (Conservatório que conta com o reconhecimento e apoio do Ministério da Educação), de outras escolas do país, vários executantes das Bandas Filarmónicas do concelho e também com a colaboração de todos os Professores de sopros e percussão da Escola, no trabalho de naipes e participação da orquestra, participação esta que se alargou a alguns professores das disciplinas teóricas e das Actividades de Enriquecimento Curricular que se juntaram ao grupo tocando os instrumentos da sua formação base.

Avelino Subtil, felicitou o Maestro pelo excelente trabalho realizado e agradeceu o empenhamento dos participantes e a colaboração dos professores, direcção pedagógica e funcionários da escola, sem os quais não teria sido possível o êxito da iniciativa. Expressou ainda a opinião, de que iniciativas destas eram a prova de que os objectivos com que as três filarmónicas do concelho tinham avançado há cerca de 7 anos para este projecto se estavam a cumprir: possibilitar a melhoria qualitativa das bandas do concelho; proporcionar o estudo da música em condições acessíveis aos nossos jovens.

Nas suas intervenções, José Alho e deolinda Simões, felicitaram os músicos e maestro pelo espectáculo que proporcionaram, saudaram o numerosos público presente, com uma palavra de apreço para a Ourearte, por estas e outras iniciativas que têm permitido a animação da Praça Mouzinho de Albuquerque.