quarta-feira, 28 de abril de 2010

Concerto Final do Workshop de Criatividade e Improvisação




A Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém, realizou nos dias 10, 11, 23 e 24 de Abril, o Workshop de Criatividade e Improvisação, orientado pelo Professor Etienne Lamaison, clarinetista e professor da Universidade de Évora. Muitas foram as inscrições efectuadas, quer por alunos da Ourearte, quer por alunos de outras escolas, mas só os primeiros 27 alunos a inscreverem-se tiveram lugar a participar no Workshop.


Tal como era objectivo da actividade, nestes quatro dias de trabalho, os alunos desenvolveram a sua criatividade aliando-a ao teatro musical e à vantagem de o poderem fazer em grupo. Criaram ambientes que passaram pelo desabrochar das flores da Primavera, pelos passos de quem pisa as folhas de Outono ao entrar em casa e pelo ruído da chuva e das janelas que fecham com o vento do Inverno. Com as melodias criadas, dançaram a valsa e terminaram o espectáculo tocando e improvisando em conjunto.


O espectáculo de encerramento foi realizado na sede da Academia de Música Banda de Ourém no último dia de Workshop, dia 24 de Abril pelas 18h30m.


No final, os alunos estavam satisfeitos com o trabalho realizado e desejosos de repetir esta oportunidade. O Professor Etienne Lamaison mostrou-se muito satisfeito referindo que "há muito tempo que não tinha um grupo tão dinâmico e criativo, com o qual gostou muito de trabalhar" e agradeceu, ainda, à Ourearte, a oportunidade de trabalhar com estes jovens músicos que se dedicaram e trabalharam de forma incansável para que no final tudo corresse da melhor forma.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Próximo dia 24 de Abril, no Auditório da AMBO!!!


A OUREARTE - Escola de Música e Artes de Ourém, tem o prazer de convidar toda a comunidade oureense a assistir ao Concerto final do Workshop de Criatividade e Improvisação, ministrado pelo Professor Etienne Lamaison.


Este Concerto decorrerá no próximo dia 24 de Abril, no Auditório da AMBO - Academia de Música Banda de Ourém pelas 18:30m!


Contamos com a sua presença!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Viagem de estudo à Casa da Música do Porto

No passado dia 26 de Março os alunos da Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém deslocaram-se ao Porto, mais propriamente à Casa da Música para assistir ao Concerto Missa de Requiem Op.23, À Memoria de Camões do compositor português João Domingos Bomtempo.
O Concerto foi interpretado pelo Coro da Casa da Música e pela Orquestra Nacional do Porto sob a direcção do Maestro Andrew Bizants.
Foi objectivo desta iniciativa, mostrar aos nossos alunos um estilo de música diferente ao que eles estão habituados a ouvir, mostrando-lhes diferentes linguagens musicais.
É muito importante este tipo de iniciativas, pois enriquece o vocabulário musical dos nossos alunos, assim como os impulsiona a assitir a mais concertos de estilos musicais diferentes.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

VII Encontro Nacional de Guitarra em Belmonte


No passado dia 1 de Abril, o Sexteto de Guitarra deslocou-se a Belmonte para participar no VII Encontro Nacional de Guitarra organizado pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral.


Foi uma actividade bastante interessante a nível de reconhecimento da nossa Escola e do trabalho que ela realiza, como afirma o Professor Adolfo Mendes, responsável por esta actividade:


"Considero ter sido uma actividade de grande importância pela participação activa que a Ourearte teve neste movimento musical de Guitarra. Verificou-se uma boa representatividade da nossa escola através do sexteto, como o enrequecimento dos contactos e das ligações que foram estabelecidas entre as escolas presentes."


Escolas participantes na actividade:


Escola Profissional de Artes da Beira Interior da Covilhã;

OUREARTE - Escola de Música e Artes de Ourém;

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga;

Conservatório de Música de S. José da Guarda;

Conservatório Regional de Música Dr. Azevedo Perdigão de Viseu;

Academia de Música e Dança do Fundão;

Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral de Belmonte;

Conservatório Regional de Castelo Branco;



quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais algumas fotos do Workshop de Criatividade e Improvisação






















Workshop de Criatividade e Improvisação com o Professor Étienne Lamaison



No passado dia 10 e 11 de Abril, decorreu nas instalações da Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém a primeira parte do Workshop de Criatividade e Improvisação, orientado pelo Professor Étienne Lamaison, Professor de Clarinete da Universidade de Évora.




Esta iniciativa teve como principal objectivo preparar os alunos de todos os instrumentos para a capacidade de desenvolver a sua própria criatividade musical.




A segunda parte do workshop, será realizada nos próximos dias 23 e 24 de Abril, seguindo-se de uma apresentação ao público no dia 24 de Abril, pelas 18h30m no Auditório da AMBO - Academia de Música e Banda de Ourém.










I Concurso Interno para Instrumentistas de Sopro/Madeiras

A ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém, realizou, nos dias 8 e 9 de Abril, o primeiro concurso interno para Instrumentistas de Sopro/Madeiras, dirigido a alunos de Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Oboé e Fagote. Esta iniciativa tem como objectivo promover o desenvolvimento musical dos alunos assim como dotá-los de competências performativas exclusivas de ambientes onde a competição e a entreajuda caminham lado a lado. O sucesso deste evento está patente na quantidade de inscrições efectuadas, 28, das quais saíram vencedores:

Categoria A (até aos 10 anos):

1º Prémio : Eduarda Vieira - Clarinete
2º Prémio: Rafaela Faria - Flauta Transversal e Ana Silva - Clarinete

Categoria B (dos 11 aos 14 anos):

1º Prémio: Rúben Neves - Saxofone
2º Prémio: Joana Reis Pereira - Clarinete
3º Prémio: Mara Lisa Monteiro - Clarinete; Ana Luísa Sousa - Flauta Transversal; Lénea Silva Luis - Oboé

Categoria C (dos 15 anos aos 19 anos):

1ºPrémio: Ricardo Fernandes - Flauta Transversal
2º Prémio: Carolina Azevedo - Clarinete

A encerrar o evento, realizou-se o Concerto de Laureados onde se apresentaram os vencedores dos 1º e 2º Prémios, havendo também lugar para a entrega de diplomas a todos os laureados. Foi ainda distinguido com o Prémio Escola (atribuído entre os Primeiros Classificados) o aluno Rúben Neves, vencedor em Saxofone da Categoria B.

O Júri foi composto por Professores do Departamento Curricular de Sopros- Madeiras e presidido pela Directora Pedagógica da Ourearte, Prof. Armanda Caiano.